Apresentação
O conhecimento que temos da civilização egéia e dos povos que habitavam as ilhas do Mar Egeu (foto destacada), foi comprovada pelos pesquisadores há cerca 1870. A ilha de Creta descoberta no início desse século, tornou-se claro que a cultura egéia teve sua origem nessa ilha.
Período – 1700 a 1500 a.C
Palácio do Cnosso em Creta – [arquitetura]
⇒ Arquitetura avançada para a época: o fato de ter três ou quadro andares revela que uma preocupação em resolver problema como iluminação e colunas.
Palácio de Cnosso em Creta.
Período – cerca de 1600 a.C.
⇒Pintura revela mais espirito dinâmico e mais clareza do povo cretense, menos rigidez e imobilidade que a pintura egípcia, pois as cores eram vivas e contrastantes: tons de vermelho, azul e branco, bem como marrom, amarelo e verde
Afresco pintado numa das paredes do Palácio de Cnosso.
Afresco pintado numa das paredes do Palácio de Cnosso. Museu Arqueológico de Cândia, Grécia
Esculturas
Deusa com as Serpentes ⇒ Está peça de 17 cm de altura foi esculpida em marfim e apresenta os mamilos, os detalhes da saia e as seperntes em ouro. Museu de Belas Artes, Boston.
Deusa com as Serpentes
Copo de Vafio (cerca de 1600 a. C) Museu Nacional de Atenas
Arte micênica
A civilização que se desenvolveu em Micenas imitou muito os cretense tinha como característica as construção: longas e retangulares.
Internamente apresentavam as seguintes divisões: um vestíbulo, uma antecâmera e um grande salão. – o megaron = principal palácio.
- Apresentava caráter monumentalidade.
A tumba dos Átridas (século XIV a.C )
Tumba dos Atridas
Corte esquemático da tumba do Átridas
As pinturas micênicos também tinha motivos diferentes dos cretas, aparecem guerreiros, cenas de caça e desfiles de carros.
Pota dos Leões (século XIV a. C. )
- Principais Valores daquela civilização: força e agressividade
Boa parte dos pesquisadores acreditam que seja micênicos que enfrentaram os Troia. Com tempo encontraram vários vestígios.
Máscara de Agameon (cerca de 1600 a. C.) Museu Arqueológico Nacional, Atenas
Deixe uma resposta