Apresentação
Egito produziram uma escrita bem estruturada capaz de ter bastante conhecimento da cultura. A religião é talvez o aspecto mais significativo da cultura egípcia, tudo era orientado por ela, invadiu toda a vida, interpretando o universo, justificando sua organização social e política, determinando o papel de cada classe social e, conseqüentemente, orientando toda a produção artística desse povo. Acreditavam em uma vida após a morte, a arte criada por esse povo refletiu suas crenças fundamentais.
Período – Egito Antigo
- 2780 a C. ⇒ A sociedade egípcia já apresentava uma estrutura bastante complexa.
- 32000-2200 a.C. ⇒ Djoser o Antigo império.
Monumentos Artístico
Mastabas: que deu a origem as grandes pirâmides, construções retangulares muito simples, a qual era sepultadas pessoas sem importância social.
A pirâmide de Djoser
Pirâmide de Djoser, em Sacará (século XXVIII. a C.)
Pirâmides do deserto de Gizé → QUÉOPS Δ QUÉFREN Δ MIQUERINOS Δ
Pirâmides de Quéops. Quéfren e Miquerinos, no deserto de Gizé (século XXVI a. C.). XXVII-XXVI a.C.).
Esfinge do Faraó Quéfren
Esfinge do faraó Quéfren (século XXVII a.C.).
Arte Egípcia e as principais características:
- intimamente ligado a religião;
- veiculo de difusão das crenças;
- padronização;
- não margem da criatividade;
- domínio perfeito das técnica de execução e não ao estilo do artista;
- arte anônima.
Lei da Frontalidade
- Tronco representado sempre de frente, e pernas e seus pés eram visto de perfil;
- A intenção era que arte não deveria apresentar uma reprodução naturalista que sugerisse ilusão de realidade, pelo contrario, era retratada frontalmente para que o observador não pudesse confundir com o próprio ser humano, e sim reconhecer claramente que se tratava de uma representação.
Baixo-relevo de um túmulo próximo de Sacará (cerca de 2500 a.C.). Museu do Louvre, Paris.
Características das esculturas:
- Estatua revela dados particulares do retratado; sua fisionomia, seus traços raciais e sua condição social.
Escriba Sentado
Escriba Sentado (cerca de 2500 a.C.). Encontrado em um sepulcro da necrópole de Sacará. Museu do Louvre, Paris.
Período – Médio Império
- 2000 a 1750 a. C. ⇒ Convencionalismo e o conservadorismo (retratos estereotipados e não seu aspecto real)
Período – Novo Império
- 2000 a 1750 a. C. ⇒ Convencionalismo e o conservadorismo (retratos estereotipados e não seu aspecto real)
Templos Carnac e Luxor, características principais:
- Novo tipo de coluna, tirados da natureza, como o papiro e a flor de lótus.
Colunata do Templo de Amon, mandado construir por Amenofís III, em Luxor (século XIV-XII a.C.). É composta de sete pares de colunas com cerca de 16 m de altura. Cada capitel representa uma flor de papiro
Monumentos funerários: Rainha Hatshepsut → 1511 a 1480 a. C.
Templo da rainha Hatsheput, em Deir el-Bahari (início do século XV a.C.).
Característica das pinturas nesse período:
- postura rígida abandonada;
- mais leves no novo império;
- ganham movimento;
- desobediência à severa lei da frontalidade.
Trono e sarcófago de Tutancâmon: encontrado pelo inglês Howard Carter, em 1922
Túmulo desse faraó é uma grande construção formada por um salão de entrada, onde duas portas secretas dão acesso à sala sepulcral e à chamada câmara do tesouro. O tesouro aí encontrado era constituído por vasos, arcas, um rico trono, carruagens, esquifes e inúmeras peças de escultura, entre as quais duas estátuas de quase dois metros, representando o jovem soberano múmia imperial estava protegida por três sarcófagos: um de madeira dourada, outro também de madeira, mas com incrustações preciosas e, finalmente , o que continha o corpo do faraó, em ouro maciço com aplicações de lápis-lazúli, coralinas e turquesas.
A múmia imperial esta protegida por três sarcófagos: um de madeira dourada, outro também de madeira, mas com incrustações preciosas e, por ultimo, o que continua o corpo do faraó, em ouro maciço com aplicações de lápis-lazúli, coralinas e turquesas.
Trono de Tutancâmon (século XIV a C.). Feito em madeira esculpida, recoberto com uma lâmina de ouro e ornamentado com incrustações multicoloridas em vidro, cerâmica esmaltada, prata e pedras. Trata-se de uma das peças mas esplêndidas do tesouro de Tutancâmon . Museu Egípcio, Cairo.
Segundo sarcófago de Tutancâmon
Ramsés II → expandir o poderio político do Egito, consequentemente a arte do seu reinado
- utilização dos hieróglifos como elemento estético.
- esculpidos nas fachadas e colunas dos templos
Templo de Abu-Simbell, Na Baixa Núbia
Templo de Abu-Simbell, na Baixa Núbia (século XII a.C.). A mais grandiosa obra de Ramsés II. As quatro figuras que representam o faraó têm mais de 20 m de altura. Se não fosse uma campanha internacional em defesa do tempo a barragem de Assuã o teria deixado submerso nas águas do Nilo. Em 1968, a parte do templo escavada na rocha foi cortada em grandes blocos e trasportada para outro local.
Pequeno Templo de Abi-Simbell dedicado à deusa Hator.
Pequeno templo de Abul-Simbell dedicado à deusa Hator (século XII a.C.). AS inscrições em hieróglifos compõem a ornamentação da fachada.
julho 24, 2020 at 4:44 pm
Esse texto é muito bom de ler e é interessante