Por: Marcos Camargo

Artigo aponta uma forma simples de realizar a elaboração de um pequeno roteiro sobre um exemplo de vídeo que você queira produzir com seus alunos acerca da disciplina que ministra, mas antes precisamos conhecer algumas das principais expressões usada, como: lettering e off screen.

OFF SCREEN (O.S): Chamamos de off screen quando, em um vídeo, escutamos a voz de alguém que está em cena, mas não se encontra em frente à câmera. Se seu vídeo se passa na sala de um apartamento e você quer que um personagem que está na varanda diga alguma coisa, por exemplo, isso é um off screen.

LETTERING: toda vez que algo escrito aparecer na imagem do seu vídeo você está fazendo uso de lettering — isto é, adicionando texto à imagem durante a edição da filmagem. Por isso, você pode usar essa marcação em seu roteiro de vídeo, para que isso fique bem assinalado e você não esqueça de inserir algum trecho no momento da pós-produção.

 

ROTEIRO DE PRODUÇÃO DO VÍDEO

 

Curso: Mídias em Educação Órgão Vinculado: NEAD – UFSJ
Título do Vídeo: Idade na Arte Moderna Orientador: Vanessa Maia Barbosa de Paiva
Professor: Marcos Roberto de Camargo

 

Vídeo Áudio
Lettering: Pinturas e quadros que mostra a Europa na Idade Moderna, imagens sobre as grandes navegações

 

 

Off: A Idade Moderna se inicia a partir do Renascimento, em que a Europa vivia no seu ápice cultural. Nessa fase que a religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo. Devido a novas descobertas geográficas a civilização Europeia se expandiu por todos os continentes, universalizando sua cultura.
Lettering: Imagens do rosto dos artistas e as principais obras de artes. Off:  A arte naquele período foi baseada na arte clássica greco-romana e observação científica da natureza. Entre os artistas estão: Lassus, Palestrina, Dürer, Rafael, Petrarca, Dante Alighieri, Leonardo da Vince, Donatello, Bramante, Leon Battista Alberti, Brunelleschi e Filippo.
Lettering: Imagens sobre Maneirismo Off: Essa continuação produziu o Maneirismo que caracterizou uma revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo
Lettering: principais obras e rosto dos artistas Off: Também foi marcado nesse tempo a disputa entre protestantes e católicos contra reformista, dentre os artistas mais notórios estão: Michelangelo, El Greco, Monteverdi, Parmigianino, Andrea Palladio, Camões Cervantes, Shakespeare.
Lettering: pinturas e obras barroco. Off: O afloramento do período barroco inicialmente na Itália difundiu-se principalmente em países católicos com seus traços marcado pelo senso de emoção, drama e o movimento: Velázquez, Zurbarán, Ribera, Rembrandt, Lorrain, Poussin, Rubens, Caravaggio, Borromini, Pozzo, Lully, Haendel, Bach, Bernini, Donne, Molière, Vieira, Góngora
Lettering: Pinturas e imagens no século XVIII, e imagens dos artistas Off: Rococó com formas mais leves e elegantes surgiu de meados do século XVIII, privilegiando o decorativismo, a sofisticação aristocracia e a sensibilidade individual. Dentre os eles estão: Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Carl Philipp Emanuel Bach, Jean-Antoine Houdon, Antoine Watteau, Jean-Honoré Fragonard, Joshua Reynolds e Thomas Gainsborough
Lettering: Imagens do período, imagens da obras e artista. Off: Já no final do século XIX as duas correntes opostas que dominarão: Romantismo que tem característica a experiencia individual do artista, com obras arrebatadas, visionarias e dramática. Neoclassicismo impunha uma função social moralizante e política para a arte, recuperava o ideal equilibrado do classicismo. A primeira corrente está destacada: Victor Hugo, Byron, Eugène Delacroix, Francisco de Goya, Frédéric Chopin, Ludwig van Beethoven, William Turner Richard Wagner, William Blake, Albert Bierstadt e Caspar David Friedrich e na segunda corrente, Jacques – Louis David, Mozart Haydn e Antônio Canova.
Lettering: Entrevista com José Leonardo do Nascimento Off : Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em História – Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1984), doutorado em História – Université de Paris X, Nanterre (1989), Pós-Doutorado pela Universidade Clássica de Lisboa sobre os vínculos culturais entre Brasil e Portugal no final do século XIX (1999) e Livre-Docente em História da Arte pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Desenvolve pesquisa na área de Estética, História da Cultura e das Artes. É também professor de estética, de história da arte e da cultura brasileira no Institituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Ministrou aulas no Mestrado de história da Universidade “Clássica” de Lisboa, como professor visitante

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

AUTOR CONVIDADO. [Guest Post] Roteiro de vídeo: 4 dicas para tonar a escrita mais eviciente! Comunidade RockConteten, 2018. Disponivel em: <https://comunidade.rockcontent.com/roteiro-de-video/>. Acesso em: 02 maio 2018.

WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Página semiprotegida. Wikipédia, 2018. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arte>. Acesso em: 02 maio 2018.