Por: Marcos Camargo

Na atualidade com os avanços tecnológicos o professor precisa estar sempre atento as novas ideias de lecionar. Ao ter contato com a tecnologia, tanto o estudante como o professor são estimulado a se adaptar nesse mundo e buscar romper paradigmas. No entanto, não basta o professor e o aluno deixar o passado se a intuição de ensino não está compartilhando da mesma experiencias. Diante disso, o projeto serve como requisito para novo olhar sobre a formação e práticas educativas de todos os gestores e educadores.

JUSTIFICATIVA

As mídias digitais fazem parte da rotina dos alunos, desde muito cedo, já se tem o contato com o mundo tecnológico, como por exemplo: smartphone, TV, notebook, computadores e etc. Essa descoberta começa na fase de criança, adolescentes e estende até a fase adulta deparando-se com as constantes inovações tecnológicas a todo vapor.

Para tanto, cabe a escola se posicionar diante desse cenário, procurando ter medidas para intermediar os conhecimentos estudados nas grades curriculares com o auxílio das mídias digitais e tecnologias que a mesma possui.

O que impulsionou para realização desse projeto foi entender que as tecnologias e mídias digitais que estão disponíveis na escola, nem sempre são usadas de forma eficaz para aula, apresentando o projeto, método e ferramentas para a escola utilizar as tecnologias em seu benefício, contribuirá de novas estratégia para o professor lecionar nas salas de aulas.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Com a dificuldades dos professores de desvincular da forma tradicional de ensino e a desmotivação por parte dos alunos que tem apresentado durante as matérias, a continuidade nessa linha tradicional de ensinar acaba ficando insustentável com as mudanças tecnológicas que mundo transforma.

Embora os problemas que escola vem enfrentando para se adaptar coma ascensão da tecnologia, a nova tendência apresentara maneiras e ideias diferente de ensinar, em que aproximação dessa nova linha afeta diretamente no resultado no processo de ensino e aprendizagem

O projeto apresentado foca principalmente no uso da tecnologia e mídias digitais existente na escola e nas estratégias pedagógicas de como o professor poderá usar em sala de aula. (ROSENDO , 2018)

Tema: Tecnologia na escola: cultive essa idéia!

OBJETIVO GERAL

Objetivo é torna a educação mais atraente através dos recursos midiáticos que a escola possui.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as tecnologias existente na escola
  • Apresentar projeto envolvendo as mídias
  • Determinar estratégia de como será aplicado em sala de de aula
  • Promover educação mais qualitativa e atraente.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como a escola pode usar as tecnologias disponíveis nas aulas para o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem?

METODOLOGIA

Esse projeto tem como finalidade a inclusão da tecnologia em sala de aula, através das mídias que foi identificado na escola, tais como: TV, computadores e internet.

O projeto apresenta soluções para os educadores no uso das tecnologias e mídias identificadas. Serão utilizados os computadores e internet para pesquisa complementar nas disciplinas. Logo após as realizações da pesquisa, o professor dará ênfase na produção de conteúdo textual, baseados nas informações coletadas durante as aulas de acordo com os temas sugerido. Seguindo a grade curricular da matéria pelo professor. Sendo assim, futuramente os alunos deverão utilizar tais produções de texto para revisar provas e realização de atividade complementares.

Outra proposta dos educadores que segue paralelamente com a primeira, será na utilização da televisão para filmes e documentários nos temas pesquisados na sala de informática. Isso ajudará no aprofundamento do conhecimento adquirido durante as pesquisas e também contribuirá no desenvolvimento dos alunos para contextualizar e fixar aquilo que os alunos produziu anteriormente.

Como procedimentos, podemos citar pesquisas por parte dos educadores em referências bibliográficas e a difusão de ideias e experiências dos mesmos.

Devido a necessidade de uma educação mais atrativa para promover uma educação mais qualitativa os educadores uma utiliza de forma mais efetiva dos recursos midiáticos existentes em suas escolas, no intuito de promover uma educação mais qualitativa e atraente aos seus alunos.

Realização do projeto será na escola E. E Prof. José Viera Macedo. Acredita-se que com esse projeto seja possível demonstrar a eficácia do uso das tecnologias e midas em sala de aula. E também que traga mudanças pedagógicas e emergentes para novos caminhos na educação.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

EDUCAÇÃO , E. Plano de aula para professores. Escola Educaçao, 2018. Disponivel em: <http://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula/>. Acesso em: 14 abril 2018.

ROSENDO , M. Mídias na Escola: Adote essa Ideia. Meu Artigo, 2018. Disponivel em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/midias-na-escola-adote-essa-ideia.htm>. Acesso em: 14 março 2018.