Por: Marcos Camargo

Artigo aponta um exemplo de plano de aula na utilização das mídias como ferramenta para o tema proposto “mapa mental digital”. Devido grande notoriedade que vem ganhando o uso das tecnologias no âmbito educacional, cabe o professor procurar, dentre muitas ferramentas qual a melhor auxilia para o desenvolvimento das aulas.

  • TEMA: história da arte: pré-história da idade da pedra (paleolítico e neolítico).
  • OBJETIVOS: explicar os principais fatos históricos da arte na idade da pedra de forma sistemática usando o mapa mental digital, juntamente com o auxílio das mídias (imagens), além introduzir a ferramenta Mindomo (criação de mapa mental digital).
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS: conhecer as principais obras esculturas de arte período idade da pedra: contextualizar e analisar as obras; explicação sucinta do mapa mental digital e software Mindomo; criar um banco de imagens retirado da internet das obras mencionados em aula.
  • METODOLOGIA: para tal professor inicia a aula no laboratório de informática explicando que a metodologia a qual os alunos vão utilizar, para rever o tema posteriormente, será o mapa mental digital, mas nessa aula professor deixara claro que a princípio, irão apenas pesquisar imagens na internet. Após uma breve explicação no panorama geral do software Mindomo para criação mapas mentais digitais, o professor explicara sobre os principais fatos histórico da arte no período da idade da pedra, contextualizando e analisando as obras, no uso do slide do mapa mental, juntamente com as imagens contidas nela; em seguida o professor pede aos alunos criarem um banco de imagens das obras citados na aula, estimulando assim, à pesquisa.
  • DURAÇÃO: 5 minutos mapa mentais panorama geral; 40 minutos historia da arte o período neolítico e paleolítico; 15 minutos pesquisas.
  • RECURSOS: computadores e slide.
  • AVALIAÇÃO: avaliação será continua da observação diária do aluno no desempenho de suas atividades, no relacionamento dos colegas e professores.

 

Fonte : https://plugadoeducacao.blogspot.com.br/2015/04/

Partindo da ideia que “A tarefa essencial do professor é despertar alegria de trabalhar e de conhecer – Albert Einstein” nada melhor que usar as mídias e suas tecnologias em sala de aula para estimular os alunos no processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

EDUCAÇÃO , E. Plano de aula para professores. Escola Educaçao, 2018. Disponivel em: <http://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula/>. Acesso em: 14 abril 2018.

ROSENDO , M. Mídias na Escola: Adote essa Ideia. Meu Artigo, 2018. Disponivel em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/midias-na-escola-adote-essa-ideia.htm>. Acesso em: 14 março 2018.